VERA PASSOS
É Professora, bailarina e coreógrafa, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Vera começou seu treinamento com dança moderna em Salvador, Bahia, e se envolveu com outras formas de dança como o Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Danças Tradicionais Brasileiras. Estudou com renomados professores brasileiros, incluindo Gal Mascarenhas, Lia Robato, Angela Dantas, Lucinha Mascarenhas, Fafa Daltro, Mestre King, Carlinhos Moraes, Jorge Silva, Paco Gomes, e Zebrinha. Passos dançou em companhias como África Poesia, Companhia de Dança Jorge Silva e foi dançarina solista do aclamado Bale Folclórico da Bahia, com o qual fez turne internacional na América do Norte e do Sul, Canadá, Europa e Austrália.
Iniciou os estudos na Técnica Silvestre, com a criadora Rosangela Silvestre em 1992, aprofundando sua pesquisa teórica e prática, acompanhando Rosângela nos seus workshops em Salvador. Em 2002, Passos recebeu a graduação e começou a aplicar a técnica na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia, no Brasil, em Cursos Livres e no Curso Preparatório.
Em 2008 Vera Passos assumiu a coordenaçÃo do Curso Preparatório da escola de Dança da Funceb. Suas aulas atraem estudantes em formação, bailarinos profissionais e amantes da dança em geral. Vera é diretora do Silvestre Link Bahia.
Em produções artisticas, colaboraou com o eclético músico americano Steve Coleman, participando de sua turne pela Europa em 2002 e 2003. Também coreografou a Orquestra Popular da Bahia, dirigida pela etnomusicologa pioneira, Emilia Biancardi;
Em co-produção com O Kontra, grupo musical de jazz experimental, dirigido por Nei Sacramento, Vera coreografou obras como:
Rompimento (1999), Oração (2005), Triângulos (2007), produzindo performances experimentais de dança.
Com o músico italiano Aldo Brizzi, participou do filme "Terra em Transe”. Passos também dançou na Ópera, "Lídia de Oxum", coreografada por Carlos Morais.
Em 2010, Passos foi convidado por Linda Yudin e Luiz Badaró, para atuar como bailarina, professora e coreógrafa da Viver Brasil Dance Company que tem sede em Los Angeles CA, onde atualmente faz residência artistica, remontando espetáculos, criando novas peças, e também assume a posição de diretora artística associada.
Em 2019, assinou a coreografia e roteiro para vídeo publicitário da marca de moda Farm, onde anuciou uma coleção em homenagem a Bahia.
Vera Passos ministra ativamente seminários de Técnica Silvestre e Símbolos das Danças dos Orixás, nos Estados Unidos, Europa, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
Juntamente com Rosangela Silvestre, lideram o treinamento anual do Intensivo de Técnica Silvestre durante os meses de agosto e janeiro em Salvador.